printf("Bem-vindo");
a disciplina de Introdução à Computação
Ementa
Conceitos básicos. Noções de lógica de programação; tipos primitivos; constantes e variáveis; operadores; expressões. Comandos básicos: atribuição, entrada e saída. Estruturas de controle: seleção e repetição. Estruturas de dados homogêneas: vetores e matrizes. Modularização. Desenvolvimento de programas utilizando uma linguagem de alto nível.
Avaliação
A avaliação será composta por três provas escritas (P1, P2 e P3) e um trabalho prática. A nota final (NF) será a média ponderada das três provas (70%) e do trabalho (30%), como ilustrado abaixo:
$$NF = 0.7 \times \left( \frac{P1 + P2 + P3}{3} \right) + 0.3 \times T $$
Será atribuído uma nota entre 0 e 10 a cada elemento. Será considerado aprovado(a) o(a) aluno(a) que atingir \(NF \geq 6\) e tiver, no mínimo, 75% de frequência em sala.
Aulas
Material de apoio
Links
Nome | Funcionalidade | Link |
---|---|---|
Autodesk TinkerCAD | Projetar e simular aplicações Arduino | https://www.tinkercad.com/ |
Arduino IDE | Programação de aplicações Arduino | https://www.arduino.cc/en/software/ |
BeeCrowd | Site com exercícios | https://www.beecrowd.com.br/ |
Code::Blocks | Programação de aplicações C | https://www.codeblocks.org/ |
Diagramas Web | Desenhar fluxogramas | https://app.diagrams.net/ |
Online GDB | Programação de aplicações C na web | https://www.onlinegdb.com/ |